CONSEGUIMOS VER A TRISTE REALIDADE: Empresas a falirem;
Lucros em declÃnio; funcionários sem salários, e parece que enquanto o navio
afunda, os ratos serão obrigados a abandona-lo. Mas essa nova fase pode ser uma
oportunidade para que as empresas ajam com proactividade e pensem fora da
caixa.
Empresas do sector automobilista como a FORD estão a
construir ventiladores, hotéis glamorosos a serem usados como hospitais, a Zara
está a produzir máscaras nas suas fábricas, é bem evidente o aparente paradoxo nas
actividades dessas grandes corporações, com o objectivo de promover a
sustentabilidade própria e permitir a autossobrevivência. Mas será que as pequenas e grandes empresas
em Angola podem aprender a ser sustentáveis ante a essa nova realidade?
É triste ver empresas que ainda promovem a arcaica filosofia
americana de que a responsabilidade social de um negócio é maximizar os lucros,
mas isso pode inevitavelmente causar uma queda e perda colectiva. Pense por
exemplo em empresas que devido aos lucros deixaram as portas abertas mesmo
vendo o perigo que os seus clientes e funcionários correm. Arriscar o capital
humano vai resultar em perda colectiva. Vamos analisar 3 passos que podem ajudar
as empresas em angola a criar meios de sobrevivência e Sustentar A Sustentabilidade
1. Definir o seu propósito social e converter em ganhos para a sua empresa
Saiba que é o seu negócio que pertence a sociedade e não é a
sociedade que pertence ao seu negócio, por isso, seria contraproducente atacar
o mercado nessa fase da pandemia sem antes estabelecer o propósito social ou o
compromisso da tua empresa com a sociedade no geral.
Pense nos exemplos citados no princÃpio, o mercado de ações
da FORD caiu para 4.7 % a semana passada, pediu por empréstimo 15.4 bilhões de
dólares americanos na sua linha de crédito e fechou diversas fábricas na Europa
e diante deste todo aperto, a empresa ainda decidiu criar ventiladores, ao
invés dos seus próprios automóveis, será isso prudente? É verdade que essa
atitude filantrópica é elogiável, mas vamos olhar para o outro lado da moeda e
ver o que podemos aprender.
- Estratégia clandestina
e bem definida: A empresa
comprometeu-se em produzir 50 mil ventiladores em 100 dias. Visto que é incerta
a durabilidade deste surto então a FORD em seguida já adiantou que fará 30 mil
ventiladores em base mensal. Podemos extrair 2 pontos fundamentais nessa
decisão, primeiro, o comprometimento social e segundo, o plano a médio prazo
bem elaborado e os ganhos que a empresa terá nessa fase. Este último leva-nos a
outra parte da moeda.
- Ganhos para
a empresa: A indústria medicinal (big pharma) e as
agencias governamentais em toda parte do planeta serão convertidos em clientes
para a FORD. Com isso eles terão um novo CRM, uma nova diversificação de
clientes com perfis completamente diferentes dos compradores dos seus
automóveis. Em termos de monetização isso vai alavancar o pico de receitas da
empresa
2. Seja criativo para manter a sustentabilidade
Fique em casa! Este é o conselho para todo mundo, mas isso
não significa que o teu negócio também deve ficar em casa e estagnado, porque
as tecnologias vão ajudar-te a manter a estabilidade. O mundo todo gira em
torno das tecnologias, a medicina, a educação e outros sectores da sociedade,
em grande parte são dependentes dela, por isso eis algumas dicas para manter a
sua empresa no activo:
- Use as redes sociais para vender: Crie uma página no
Facebook e uma conta no Instagram para vender os teus produtos e serviços.
Elabore um plano de publicidade consistente, partilhe no chat dos seguidores da
página cada postagem (com o consentimento deles), venda para mais de 1.000
pessoas por dia (pelo 1 vai comprar), aumente o seu leque de clientes,
aproveite para criar promoções, fale um pouco da sua trajetória. Aproveite ao
máximo as redes sociais para manter a sustentabilidade da sua empresa.
- Use aplicativos para conduzir reuniões: Visto que o
distanciamento social é um requisito devido a pandemia, ainda assim você pode
manter contacto com a sua equipa. Faça o download do aplicativo zoom para
poderes reunir com eles e monitorar as suas actividades.
- Crie produtos digitais para vender: Se o seu negócio for
um restaurante, boutique ou algo semelhante e neste momento as portas estão
fechadas, não se preocupe que ainda assim você pode vender.
a) Elabore um pacote de vÃdeo aulas para dar formação a
distancia (pode ser no ramo em que a tua empresa actua) b) Faça consultoria
para indivÃduos com negócios semelhantes ao seu (detecta as falhas deles,
apresente soluções e faça um acompanhamento) c) Elabore um e-book para vender o
seu conhecimento e experiencia. Com isso você vai poder manter a
sustentabilidade da sua empresa.
a) Partilhe com eles novidades dos seus produtos b) Envie
mensagens sobre dicas interessantes c) Envie mensagens de promoções em épocas
de feriados
3. Unir forças para manter a sustentabilidade
Vou ser directo e realista, nessa fase da pandemia muitas
das empresas que já fecharam as portas, nunca mais voltarão a abri-las porque
irão a falência. No entanto, essa crise ensina-nos de que as empresas não
precisam de lidar com as dificuldades sozinhas, aproveite essa oportunidade
para estabelecer parcerias.
Olhe para os governos a nÃvel internacional, muitos
uniram forças para combater a essa pandemia e veja novamente exemplo da empresa FORD, essa gigante da
indústria automobilista uniu forças com empresas como a General Electric´s
Health Care Division na criação de ventiladores, o mesmo fez a companhia Tesla.
Então identifique pequenas empresas e elabore uma proposta de negócio
colaborativo que seja convincente. Se assim fizer, você conseguirá manter a
sustentabilidade da sua empresa.
Espero que essas dicas sirvam de ajuda!
0 Comentários