COVID-19: Como SUSTENTAR A SUSTENTABILIDADE da sua empresa nessa fase da pandemia




CONSEGUIMOS VER A TRISTE REALIDADE: Empresas a falirem; Lucros em declínio; funcionários sem salários, e parece que enquanto o navio afunda, os ratos serão obrigados a abandona-lo. Mas essa nova fase pode ser uma oportunidade para que as empresas ajam com proactividade e pensem fora da caixa.
Empresas do sector automobilista como a FORD estão a construir ventiladores, hotéis glamorosos a serem usados como hospitais, a Zara está a produzir máscaras nas suas fábricas, é bem evidente o aparente paradoxo nas actividades dessas grandes corporações, com o objectivo de promover a sustentabilidade própria e permitir a autossobrevivência.  Mas será que as pequenas e grandes empresas em Angola podem aprender a ser sustentáveis ante a essa nova realidade?
É triste ver empresas que ainda promovem a arcaica filosofia americana de que a responsabilidade social de um negócio é maximizar os lucros, mas isso pode inevitavelmente causar uma queda e perda colectiva. Pense por exemplo em empresas que devido aos lucros deixaram as portas abertas mesmo vendo o perigo que os seus clientes e funcionários correm. Arriscar o capital humano vai resultar em perda colectiva. Vamos analisar 3 passos que podem ajudar as empresas em angola a criar meios de sobrevivência e Sustentar A Sustentabilidade
 
 1. Definir o seu propósito social e converter em ganhos para a sua empresa 

Saiba que é o seu negócio que pertence a sociedade e não é a sociedade que pertence ao seu negócio, por isso, seria contraproducente atacar o mercado nessa fase da pandemia sem antes estabelecer o propósito social ou o compromisso da tua empresa com a sociedade no geral.
Pense nos exemplos citados no princípio, o mercado de ações da FORD caiu para 4.7 % a semana passada, pediu por empréstimo 15.4 bilhões de dólares americanos na sua linha de crédito e fechou diversas fábricas na Europa e diante deste todo aperto, a empresa ainda decidiu criar ventiladores, ao invés dos seus próprios automóveis, será isso prudente? É verdade que essa atitude filantrópica é elogiável, mas vamos olhar para o outro lado da moeda e ver o que podemos aprender. 
- Estratégia clandestina e bem definida:  A empresa comprometeu-se em produzir 50 mil ventiladores em 100 dias. Visto que é incerta a durabilidade deste surto então a FORD em seguida já adiantou que fará 30 mil ventiladores em base mensal. Podemos extrair 2 pontos fundamentais nessa decisão, primeiro, o comprometimento social e segundo, o plano a médio prazo bem elaborado e os ganhos que a empresa terá nessa fase. Este último leva-nos a outra parte da moeda.
- Ganhos para a empresa:  A indústria medicinal (big pharma) e as agencias governamentais em toda parte do planeta serão convertidos em clientes para a FORD. Com isso eles terão um novo CRM, uma nova diversificação de clientes com perfis completamente diferentes dos compradores dos seus automóveis. Em termos de monetização isso vai alavancar o pico de receitas da empresa

2. Seja criativo para manter a sustentabilidade

Fique em casa! Este é o conselho para todo mundo, mas isso não significa que o teu negócio também deve ficar em casa e estagnado, porque as tecnologias vão ajudar-te a manter a estabilidade. O mundo todo gira em torno das tecnologias, a medicina, a educação e outros sectores da sociedade, em grande parte são dependentes dela, por isso eis algumas dicas para manter a sua empresa no activo:

- Use as redes sociais para vender: Crie uma página no Facebook e uma conta no Instagram para vender os teus produtos e serviços. Elabore um plano de publicidade consistente, partilhe no chat dos seguidores da página cada postagem (com o consentimento deles), venda para mais de 1.000 pessoas por dia (pelo 1 vai comprar), aumente o seu leque de clientes, aproveite para criar promoções, fale um pouco da sua trajetória. Aproveite ao máximo as redes sociais para manter a sustentabilidade da sua empresa.
Use aplicativos para conduzir reuniões: Visto que o distanciamento social é um requisito devido a pandemia, ainda assim você pode manter contacto com a sua equipa. Faça o download do aplicativo zoom para poderes reunir com eles e monitorar as suas actividades.
Crie produtos digitais para vender: Se o seu negócio for um restaurante, boutique ou algo semelhante e neste momento as portas estão fechadas, não se preocupe que ainda assim você pode vender.
a) Elabore um pacote de vídeo aulas para dar formação a distancia (pode ser no ramo em que a tua empresa actua) b) Faça consultoria para indivíduos com negócios semelhantes ao seu (detecta as falhas deles, apresente soluções e faça um acompanhamento) c) Elabore um e-book para vender o seu conhecimento e experiencia. Com isso você vai poder manter a sustentabilidade da sua empresa. 
 - Fortaleça a relação com os clientes: Sem clientes não há dinheiro, e sem dinheiro não tem como sobreviver como empresa, por isso aproveite essa fase em que todos estão em casa para manter a boa relação com os seus clientes.
a) Partilhe com eles novidades dos seus produtos b) Envie mensagens sobre dicas interessantes c) Envie mensagens de promoções em épocas de feriados

3. Unir forças para manter a sustentabilidade 

Vou ser directo e realista, nessa fase da pandemia muitas das empresas que já fecharam as portas, nunca mais voltarão a abri-las porque irão a falência. No entanto, essa crise ensina-nos de que as empresas não precisam de lidar com as dificuldades sozinhas, aproveite essa oportunidade para estabelecer parcerias. 
Olhe para os governos a nível internacional, muitos uniram forças para combater a essa pandemia e veja novamente   exemplo da empresa FORD, essa gigante da indústria automobilista uniu forças com empresas como a General Electric´s Health Care Division na criação de ventiladores, o mesmo fez a companhia Tesla. Então identifique pequenas empresas e elabore uma proposta de negócio colaborativo que seja convincente. Se assim fizer, você conseguirá manter a sustentabilidade da sua empresa.
Espero que essas dicas sirvam de ajuda! 

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