O Que Aprendi do Livro Como Falar com Qualquer Um

too women talking to each other

É você alguém que tem facilidade em conversar com as pessoas? Se sim está de parabéns. Nem todos têm essa facilidade de estabelecer facilmente conversas com estranhos, principalmente se você for uma pessoa muito tímida. Alguns tímidos já relataram que começam a suar frio só de pensar em começar uma conversa com alguém que não conhecem. Talvez pensem: "Como vou iniciar a conversa? O que vou dizer a seguir? Como ter assuntos interessantes?"

Por outro lado, talvez o seu problema não seja iniciar conversas em si, mas manter conversas interessantes com as pessoas. Talvez você não saiba fazer as perguntas certas ou fala mais de si mesmo que não dá oportunidade a outros de falarem.

Qualquer que seja o seu caso, o livro Como falar com qualquer um - 92 Truques para ter sucesso em seus relacionamentos vai ajudá-lo. Nele Leil Lowndes, uma escritora internacionalmente aclamada, palestrante motivacional e instrutora corporativa, partilhou várias dicas de como iniciar uma conversa, como ter conversas mais interessantes, como ter uma linguagem corporal confiante e muitas outras dicas que vão torna-lo num mestre da conversa, sabendo como interagir com qualquer tipo de pessoa. Neste artigo abordarei apenas algumas das dicas que ela deu neste livro que têm resultado comigo e que talvez também sejam de interesse para si. E se quiser saber mais poderá baixar o livro online mesmo clicando aqui e ler por conta própria. Certamente não se arrependerá.

#1 - O Sorriso Genuíno

Lembra-se quando alguém deu-lhe um sorriso genuíno? Como se sentiu? Ainda que não lhe tenha dito nada, é bem provável que passou a gostar mais da pessoa depois disso. Falo isso por experiência própria. Tem uma médica aqui no meu serviço com quem nunca falei mas sempre me deu um sorriso bem caloroso, um sorriso aconchegante que parecia ser só pra mim. Isso abriu caminho pra que depois quando ela veio falar comigo, eu me senti-se como se estivesse a falar com alguém que já me era familiar. Então não esqueça que o seu sorriso define em muito se a pessoa será ou não receptiva a sua abordagem. Na realidade, uma boa conversa começa com um bom sorriso.

Mas não dê um sorriso imediato ao conhecer alguém, como se qualquer pessoa que entrasse em sua linha de visão seria o beneficiário do seu sorriso. Em vez disso, olhe para o rosto da pessoa de interesse por um segundo. Pause por alguns segundos e mergulhe seu olhar no dele. Então deixe um grande, caloroso e responsivo sorriso inundar seu rosto e transbordar em seus olhos. Você envolverá o destinatário como uma onda quente. A fracção de segundo de atraso convence as pessoas que seu sorriso inundante é genuíno e só para eles. Dessa forma, quando você for abordá-los, eles estarão bem mais receptivos.

#2 - A Técnica do Whatzit

Essa técnica é bem interessante. Já alguma vez viu alguém usando algo incomum que lhe deu vontade de perguntar "O que é isso que estas a usar?" Pois é, isto é um Whatzit.

Um Whatzit é qualquer coisa que você veste ou carrega que é incomum - um broche único, uma bolsa interessante, um chapéu divertido ou qualquer outra coisa que você pode usar para que outros o abordem. Em qualquer festa ou reunião social em que encontrares alguém de interesse, seja um caçador de Whatzit. Procure coisas que as pessoas estão a usar ou a carregar que podes usar como abridor de conversa e pergunte: "Desculpe, estou curioso de saber! O que é isto que estás a usar?"

O mesmo vale pra si. Sempre que for a uma reunião, use ou carregue algo incomum para dar às pessoas que te encontram uma desculpa para se aproximarem e perguntar: “Com licença, não pude deixar de notar sua . . . o que é isso?"

#3 - A Técnica do Whoozat

Bem, o que fazer se a pessoa estiver vestida de modo tão simples que não consegues encontrar nada que possas usar como um Whatzit?

É simples. Dirija-se ao anfitrião da festa e diga: "Aquele homem/mulher ali parece interessante. Quem é ela?" Peça ao anfitrião da festa ou qualquer outra pessoa que lhe conheça bem para lhe passar alguns fatos sobre a pessoa de interesse que você pode usar pra quebrar o gelo quando for falar com a pessoa. Essa é a técnica do Whoozat.

#4 - A Técnica do Espião

Sem Whazit? Nenhum anfitrião para usar o Whoozat? Sem problemas! Apenas fique atrás do grupo de pessoas que você quer se infiltrar e abra seus ouvidos. Espere por qualquer desculpa frágil, algum assunto que pode servir de oportunidade pra opinares e depois diga apenas "Com licença, eu não pude deixar de ouvir que disseram isso . . .”

Por exemplo: “Com licença, eu não pude deixar de ouvir que vocês estão a falar da Huíla. É que eu planejo ir pra lá mês que vem passar férias e será a minha primeira vez lá. Alguma sugestão?"

Pronto! Agora você está no círculo de amigos e pode direccionar seus comentários para a pessoa de seu interesse.

#5 - Nunca Diga Só a Sua Cidade

Em algum momento durante a conversa, é provável que a pessoa lhe pergunte o inevitável: "De onde você é?" Nunca, jamais, dê respostas de uma só palavra. Aprenda alguns fatos interessantes sobre sua cidade natal que seu parceiro de conversa pode usar pra comentar. Dessa forma, eles vão ver que você é um óptimo conversador.

Por exemplo, se alguém me perguntasse de onde eu sou, eu poderia responder “Sou de Luanda, a cidade dos kamundongos” ou "Sou de Luanda, a cidade mais cara do mundo". Isso abre as possibilidades de conversa para falar sobre kamundongos, pra falar sobre por que é a cidade mais cara do mundo ou sobre qualquer outra curiosidade relacionada ao que você disse sobre sua cidade.

#6 - Nunca Diga Só o Seu Trabalho

Em algum momento também durante a conversa, é provável que a pessoa lhe pergunte “E o que você faz?” Também, nunca dê resposta de uma só palavra. Você pode pensar que por dizer que “sou economista/educador/engenheiro” está dando informações suficientes para gerar boas conversas. No entanto, para quem não é economista, educador ou engenheiro, você pode estar a dizer “Sou paleontólogo/psicanalista/astrofísico.” Diversifique. Fale alguns fatos interessantes sobre seu trabalho para novos conhecidos poderem saborear.

Por exemplo, se você for advogado pode dizer “Sou advogado. Nossa empresa é especializada em lei trabalhista. Na verdade, agora estou envolvido em um caso em que um empresa demitiu uma mulher injustamente por tirar licença de maternidade extra quando isso era uma necessidade médica.” Uma mãe pode se relacionar com essa informação.

#7 - Nunca Introduza Só Os Nomes das Pessoas

Talvez você não queira falar com alguém especificamente mas pode ser que lhe peçam para apresentar dois desconhecidos um ao outro. Ao apresentar as pessoas, não diga apenas os nomes e deixe lá os recém-conhecidos a agitar suas barbatanas, perdidos sem saber o que dizer. Deixe sempre uma isca, um gancho de conversação que eles podem usar para nadar no oceano da conversação.

Por exemplo, se alguém me pedisse pra apresentar duas pessoas, eu diria o seguinte: "Oi Adelaide, eu gostaria que você conhecesse o David. David é um grande dançarino, principalmente de Kizomba. David, esta é a Adelaide. Ela é uma grande cozinheira. Só o arroz com feijão dela mano, maravilha." Pronto, agora eles têm como continuar conversando sobre dança ou cozinha a fim de se conhecerem melhor. Trabalho feito...

N.B: Cuidado pra não dar detalhes constrangedores ao apresentar as pessoas, principalmente detalhes negativos. Apenas concentre-se em dar detalhes positivos que não sejam muito pessoais e que não deixem nenhum dos dois envergonhados. Caso contrário, terá o efeito contrário.

#8 - O Holofote Giratório

Dito de forma simples, a técnica do Holofote giratório consiste em não deixar o holofote da conversa concentrar-se apenas em você e nem concentrar-se totalmente na outra pessoa. Ou seja, não fale só sobre si e nem fique calado fazendo apenas perguntas e deixar a outra pessoa só falando. Isso não seria uma conversa. Quando você conhecer alguém, imagine um holofote grande girando entre vocês. Quando você está  a falar, o holofote está a brilhar sobre ti. Quando a nova pessoa está a falar, os holofotes está brilhando sobre ele ou ela. Se você brilhar intensamente o holofote sobre ti, o estranho ficará cego e entediado por perceber que você só fala de si mesmo. Quanto mais tempo você mantê-lo brilhando longe de você, ou seja, para a outra pessoa, ele ou ela vai também te achar mais interessante. O ideal é que a proporção da conversa seja de 40/60 ou 30/70 no qual a pessoa de interesse deve falar mais. Dessa forma, ela vai acha-lo mais interessante.

#9 - Técnica do Papagaio

Por mais boa que seja a conversa, pode ser que você se verá naquele momento em que não têm mais nada a dizer um ao outro, ou que há aquele branco e não sabe mais o que dizer. O que fazer? Não se desespere. A técnica do papagaio consiste em simplesmente repetir algo que a pessoa disse anteriormente para levar a conversa a outro rumo, e então você nunca mais vai ficar sem ter o que dizer. Como um papagaio, simplesmente repita as últimas palavras que seu parceiro de conversa disse. Isso coloca a bola de volta a quadra e então tudo que você precisa fazer é ouvir.

Por exemplo:

A: "Ontem assisti a um teatro"

B: "Teatro?"

A: "Yah, foi bwé fixe"

B: "Sério? Bwé fixe?"

A: "Yah, nunca pensei que teatro fosse assim bwé fixe. Assisti uma encenação com o tema Passamento físico. Nunca ri tanto na minha vida, yah! 😂😂😂"

B: "Nunca riste tanto na tua vida?"

A: "Tô a te falar tinhas que ver, tinha música fixe e a história foi muito engraçada"

B: "A história?"

A: "Yah, a história era sobre..."

Vês como com essa técnica você pode fazer a pessoa falar e falar sobre o que mais lhe empolga de forma infinita? E você pode depois perguntar também sobre a música que ela estava a ouvir e assim por diante. Com essa técnica você literalmente nunca mais ficará sem conversa.

N.B: Embora fazer perguntas é bom, lembre-se que uma conversa não é feita só de perguntas. Procure fazer também uma ou outra afirmação de tempos em tempos pra não cair no modo entrevista em que você parece um repórter que só faz perguntas e mais perguntas sem falar nada sobre si.

10# - Esteja Actualizado Sobre as Notícias

Ao ir a um encontro com alguém ou a uma festa, você naturalmente planeia a roupa que vai usar e garante que seus sapatos, gravata, bolsa, batom, cabelo e tudo mais esteja bem apresentável. Então por que você não faz o mesmo com os seus assuntos de conversa?

Você até pode ser alguém naturalmente bom de seguir seus instintos pra criar uma boa conversa. Mas pelo menos esteja preparado no caso de a inspiração de repente não surgir.

Ligue o noticiário do rádio ou leia o jornal antes de se encontrar com alguém. Tudo o que aconteceu hoje é bom material pra conversa. Conhecer as grandes novidades do momento é também um movimento defensivo que o salva de parecer alguém completamente leigo ao que se passa no mundo e você sempre terá algo interessante a dizer.

#Dica Adicional: Fale com Paixão

Preocupado com suas primeiras palavras numa conversa? Não tenha medo, porque 80% da impressão do seu ouvinte não tem nada a ver com suas palavras de qualquer maneira. Quase tudo o que você diz em primeiro está bom. Por mais vulgar que seja o que você diz, um humor empático, um comportamento positivo e falar de forma apaixonada sobre o assunto fazem mais diferença do que o que você diz. Então, apenas seja espontâneo e fale sobre qualquer assunto que lhe seja apaixonante e você parecerá mais excitante para essa pessoa.


Estes são apenas 8 dos 92 truques que podes usar para tornar as tuas conversas e relacionamentos mais significativos. Recomendo muito que procures dar uma olhada no restante das dicas desse livro fantástico.

Se você gostou deste artigo, por favor me ajude deixando um comentário abaixo e até uma próxima...

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Super artigo. Gostei da dicas!👌🏽

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante obrigada pela literatura...👌🏾👌🏾👌🏾👌🏾

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante de se ler, a comunicação é um processo importante para a manutenção das sociedades, criar network e tudo mais… há ainda uma máxima que defende que 90% do nosso sucesso depende do nosso meio, meio esse que é mantido pela comunicação e criação de laços… muito bom conteúdo 🫱🏽‍🫲🏾👏🏽👏🏽

    ResponderEliminar
  4. Achei o Artigo interessante,acho muito interessante as relações humanas ,e a comunicação é muito fundamental para bons relacionamentos.

    ResponderEliminar

Ad Code

Responsive Advertisement