VAMOS SER SINCEROS! Antes da pandemia do coronavírus, quem
de nós nunca pensou em dormir, inventar uma desculpa para não levantar da cama,
não ir ao trabalho e aproveitar o longo dia para assistir a sua série favorita?
Até quase 2 semanas a trás ficar em casa parecia um sonho, mas parece que agora
é a coisa mais entediante. O que fazer durante essa época? PÁRA de partilhar
MEMES, NÃO ASSISTA aquele filme ou série, ESQUEÇA por um momento os livros.
Veja a baixo como você pode aumentar a audiência da sua
empresa nas redes sociais
1. Aproveite bem os recursos que tem
É obvio que essa insulação e distanciamento social, induz
qualquer um a usar todos os recursos possíveis para gastar a maior parte do seu
tempo, alguns aproveitam FICAR NAS REDES SOCIAIS, assistir a filmes ou séries,
FICAR MAIS NAS REDES SOCIAIS, divertir-se com a família e FICAR AINDA MAIS NAS
REDES SOCIAIS. Reparou que eu repeti por 3 vezes FICAR NAS REDES SOCIAIS? Isso foi
propositado porque as pessoas precisam de sentir algum tipo de ligação e
conectividade com outros, e as redes sociais proporcionam essa possibilidade
especialmente nessa fase da pandemia. Mas é triste dizer que muitos
empreendedores em Angola não tiram proveito desse recurso digital para crescer
a audiência das suas empresas.
Eis alguns recursos que serão de ajuda nessa fase:
- Tenha 1 PC ou um smartphone: Com estes recursos em mão
você pode gerir as tuas páginas nas redes sociais para ter mais visibilidade;
pode instalar o aplicativo como Filmora wondershare (para editar vídeos); acessar
o Canva (para criar panfletos, posters, banners etc); e pixabay (para baixar fotos em alta resolução, profissionais e
gratuitas).
- Tenha internet (pode ser uma rede wifi como a TV cabo ou Zap
fibra, saldo de dados ou um modem da Unitel, Movicel, NetOne,). E se não tiver
meios para acessar a internet, isso não é problema, use o 0.facebook para
postar textos interessantes sobre a tua empresa.
Com apenas estes 2 recursos terás a faca e o queijo na mão
para começar a aumentar a sua audiência nas redes sociais.
2. Dê motivos para seres seguido nas redes sociais
Assumo que a sua empresa tenha uma página no Facebook ou uma conta
business no Instagram, caso não tenha, saiba que já perdeste muito dinheiro e
ainda continuas a perder, pare de ler agora e crie já uma.
- Ao estabelecer as razões do seu público alvo seguir-te, faça as
seguintes perguntas a sí mesmo: Qual é o valor que eles irão agregar ao seguir
a minha empresa nas redes sociais? O quê que estou a oferecer que vai realmente
prender a atenção deles?
- Elabore conteúdos relevantes para cada rede social, não pense
que a postagem que vai para o Facebook terá os mesmos resultados no Twitter ou
o LinkedIn. Por exemplo você pode usar o twitter da sua empresa para manter os
teus seguidores informados sobre as últimas actualizações do coronavírus, com
links automatizados e outras notícias relevantes. Ao passo que no facebook
partilhe algo mais bem direcionado ao seu negócio.
Lembre-se que cada pessoa usa uma rede social com um
determinado propósito, portanto use os demográficos e os pontos fortes de cada
rede social e dá ao o teu público alvo razões para continuarem a seguir-te
3. Use hashtags especialmente os #TRENDINGS para atrair
fluxo
Use pelo menos um hashtag popular em cada postagem na conta
da sua empresa no Instagram ou Facebook, hashtags como *#TBT (throw-back
thursday)* atrai um alto fluxo de usuários. Para encontrar hashtags que realmente
funcionem para o seu público alvo visite os seguintes sites: Hashtags.org e
Hashtagify.me
As grandes empresas estão obcecadas com o uso de TRENDS
porque atrai multidão para as suas plataformas e consequentemente a audiência
da empresa aumenta, cria-se um fluxo e em seguida eles tornam-se prospectivos
clientes. Como usar os TRENDS em beneficio da tua empresa?
Todas as segundas
feiras você pode usar o trending #MondayMotivation ao partilhar uma citação
motivacional para os seus seguidores; ou #Novidades no inicio de uma postagem
de um produto novo da tua empresa ou #Covid-19 se partilhar alguma informação
verídica e relevante sobre a pandemia, e nesse período, este último trending
está a pipocar como se diz na gíria. Todas as pessoas que procurarem por cada
um destes hashtags, podem deparar-se com a tua publicação e isso vai aumentar a
audiência da tua empresa nas redes sociais.
4. Partilhe um pouco de entretenimento e humor
No tema desta matéria eu escrevi OS MEMES ESTÃO MORTOS, o
fiz com o objectivo de chamar a sua atenção e vou explicar a razão desta frase
no tema. De acordo ao próprio Facebook mais de um terço dos seus usuários gasta
mais tempo a partilhar memes do que em conversas com amigos no chat, e acredito
que boa parte destes se encontram cá em Angola. Vou ser sincero, pelo menos 25
% dos meus amigos no Facebook postam mais memes do que qualquer outra coisa.
Nessa fase muitos gastam o tempo, recurso e energia nisso, acredito que deviam
ser mais produtivos e promulgar os seus serviços, negócios ou habilidades e
aumentar a audiência das suas empresas.
Mas note que não disse ser errado partilhar um pouco de
humor, apenas tenha cuidado ao fazer isso na página da sua empresa. Não deixe o
seu público alvo confuso
5. Use anúncios pagos no facebook
Desde 2018 o Facebook atualizou os seus algoritmos e limitou
os alcances orgânicos. Por exemplo se a sua empresa tiver uma página com 30 mil
seguidores, isso quer dizer que a cada postagem feita nela cerca de 2 mil
pessoas terão contacto com a postagem. Por isso, para dar mais visibilidade e
aumentar a audiência da sua empresa, podes pagar ao facebook um valor simbólico
determinado por ti mesmo.
Com isso poderás estabelecer o teu público alvo, a idade
compreendida, localização geográfica, interesses etc.
6. Não compre seguidores para a sua página
Comprar seguidores não é atalho para criar uma rede enorme
de comunidade online para aumentar a audiência da sua empresa. Por exemplo,
muitos usam perfis robôs para obter mais seguidores, o que acaba por arruinar o
alcance orgânico, o publico alvo desfoca-se e ao fazer pagamento de um anuncio,
o facebook vai detectar apenas os bots e isso vai destruir a audiência da tua
empresa por completo. O melhor a fazer é seguir os passos 1-5, e outros passos
que irei partilhar dentro em breve.
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