Como já escrevi em alguns de meus artigos anteriores, o ser humano é um ser social. Portanto, é perfeitamente normal que você queira fazer mais amigos e ampliar seus relacionamentos. Afinal, nada impacta mais a nossa felicidade do que os nossos relacionamentos. Mas há alguns aspectos que devemos ter em atenção ao fazer amigos. Esse artigo considera pelo menos 4 deles...
#1 - Tome a Iniciativa
Hoje em dia vivemos numa sociedade bem egocêntrica. As pessoas esperam mais dos outros do que de si mesmas. Esperam que os outros que têm que vir, que os outros têm que fazer ou deixar de fazer. Só que por causa disso muitas pessoas perdem grandes oportunidades que talvez nunca voltem.
A vida de vez em quando dá-nos oportunidades, assim como desafios também. O que acontece é que muitas vezes nós vemos realmente uma grande oportunidade, vemos uma situação que provavelmente será vantajosa para nós mas, por causa do orgulho e do medo, preferimos não agarrar essas oportunidades, e o mesmo acontece com relacionamentos.
Ou seja, se você quiser ter um bom relacionamento com alguém você tem de estar disposto a dar o primeiro passo pra fazer amigos. E qual é esse primeiro passo?
"Oi tudo bom? Eu sou o Oseias e você? É um prazer te conhecer!"
Sério. Simples assim. Muitos pensam que têm que ter muita lábia ou técnica de conversa pra sequer chegar nas pessoas. Realmente isso ajuda muito mas no geral chegar nas pessoas é relativamente fácil. É só se apresentar e perguntar o nome da outra pessoa. Ponto. Depois disso você continua desenvolvendo a conversa falando de qualquer coisa que você quiser falar.
"Mas Oseias, e se ele não gostar de mim ou do que vou falar? E se eu gosto de jogos e o assunto que eu falar não for interessante pra essa pessoa?"
Aí nos leva ao segundo ponto.
#2 - Seja Você Mesmo
Não adianta tentar ser outra pessoa na tentativa de fazer alguém gostar de você. Isso seria falar de assuntos que só interessem a outra pessoa ou agir de uma forma que se assemelhe ao de outra pessoa. Se você quiser fazer boas amizades tenha em mente o seguinte: Nem todos vão gostar de você.
Essa possibilidade de um assunto ou comportamento seu não ser agradável para uma pessoa pode parecer assustador, mas é algo perfeitamente normal e até traz uma vantagem.
Por exemplo, há pessoas que quando me conheceram disseram que gostaram do meu jeito de ser e da minha forma de falar. Mas eu já conheci pessoas que simplesmente não foram com a minha cara. Geralmente quando as pessoas me conhecem é um pouco difícil dizerem que não gostaram de mim. Mas eu tive um colega que, pelo menos no princípio disse que não ia com a minha cara, que eu era muito gentil e que simplesmente não gostava desse meu jeito de ser.
Então eu prefiro falar com pessoas como eu ou que pelo menos gostam de mim inicialmente e evito falar com pessoas que naturalmente não gostem de mim. E o mesmo acontecerá consigo. Você vai encontrar pessoas que vão gostar de ti naturalmente e outras que simplesmente não vão com a sua cara. É perfeitamente normal isso.
Mas a vantagem disso é que você vai se relacionar ou ter amizades com pessoas que provavelmente serão seus verdadeiros amigos a longo prazo, já que vocês naturalmente terão muitas coisas em comum.
Então se alguém naturalmente não gostar de você ou do que você diz, simplesmente parte pra próxima pessoa e tenta estabelecer uma amizade com ela que eu tenho certeza que depois de algum tempo você vai encontrar alguém que vai combinar contigo.
N.B: Tenha cuidado de não estabelecer amizades com pessoas que são más companhias. Por mais que ela seja como você ou por mais que ela combine consigo, se ela fuma, se droga ou faz alguma coisa que você acha inaceitável nem se aproxima dessa pessoa. Caso contrário, ela pode acabar por te influenciar.
#3 - Não seja um parvo
"Bem, já que o Oseias disse para ser eu mesmo ao fazer amigos, então vou arrotar na frente deles, pôr o pé em cima da mesa e dizer tudo o que vier em minha mente assim como faço quando estou em casa, certo?"
Ledo engano meu amigo. Ser você mesmo não significa ser grosseiro, indelicado ou trazer a tona todo o tipo de comportamento que você só demonstra entre quatro paredes - quatro paredes de casa prezados.
Todos nós temos alguns comportamentos inadequados que certamente afastariam qualquer um em algum momento. Mas eu vejo pessoas que claramente têm comportamentos e atitudes bem rudes e indelicadas pra com outros como as descritas acima, e justificam isso dizendo que estão sendo elas mesmas e que são as pessoas que não as entendem.
Ser você mesmo não significa ser alguém arrogante, rude, indelicado, que interrompe outros quando falam, que se gaba de mais, que menospreza outros, que tem falta de tato ao criticar... Ser você mesmo significa deixar a tua personalidade verdadeira transparecer para as pessoas ao mesmo tempo que as trata com o devido respeito e consideração. Comportamentos como os descritos acima só vai levá-lo a estas duas opções:
1 - Você vai afastar as boas pessoas de si;
2 - Você vai atrair o tipo errado de amigos.
Então seja você mesmo mas ainda assim tratando as pessoas com o mesmo nível de consideração e respeito que você gostaria de receber, o que nos leva ao ponto nº4.
#4 - Preze suas boas amizades
Talvez a sua dificuldade não seja fazer amigos inicialmente, mas manter seus amigos. Talvez você diga: "Há Oseias, todos os meus amigos se afastam depois de algum tempo. O que se passa?"
Bem, pergunte-se: Será que você mostra que preza suas boas amizades? Será que você é daquelas pessoas que só espera que outros lhe liguem, que outros lhe enviem sms ou que outros tomem sempre a iniciativa justificando por dizer que é alguém muito ocupado pra fazer isso? Então lamento dizer meu amigo(a) mas você dificilmente vai conseguir manter suas boas amizades dessa forma.
Todo e qualquer relacionamento deve ser recíproco para que dê certo. Quer seja um relacionamento amigo, um relacionamento familiar ou um relacionamento amoroso, se não houver reciprocidade aos poucos esse relacionamento vai morrendo.
Então se seus relacionamentos no geral não perduram, avalie se não é você quem não demonstra a devida consideração para com os seus amigos e passe a demonstrar por palavras e acções que você realmente preza as suas boas amizades e que quer tê-las por perto.
"Mas Oseias como posso mostrar então que prezo minhas amizades?"
Num próximo artigo falarei sobre isso. Mas até lá deixe aqui o seu comentário que vai me ajudar muito na divulgação desse blog e até uma próxima...
8 Comentários
��
ResponderEliminarCool
ResponderEliminarMuito bom realmente as boas a amizades estão aí só é preciso iniciativa
ResponderEliminarExatamente brother...
EliminarSer você mesmo e consciensializar-se de que nem todos vão gostar de ti.
ResponderEliminarExcelente artigo!
Obrigado!
Eliminar🙌🏼👌🏽 Top Oseias! Keep it up. Ansioso pra o próximo artigo.
ResponderEliminarTodo e qualquer relacionamento deve ser recíproco para que dê certo. Quer seja um relacionamento amigo, um relacionamento familiar ou um relacionamento amoroso, se não houver reciprocidade aos poucos esse relacionamento vai morrendo.
ResponderEliminarConcordo plenamente