Como Lidar Com Tragédias


No dia 12 de Novembro do ano passado, presenciei uma tragédia que abateu uma família muito querida. O senhor Agostinho, um irmão espiritual da minha congregação perdeu a sua esposa, e isso deixou toda família - principalmente as filhas - arrasada. Lá estava eu, na casa deles, junto com mais alguns irmãos que foram prestar o seu apoio após ouvirem o anúncio na Congregação. Já presenciei alguns óbitos antes, inclusive de familiares meus, mas este foi diferente.
Ver as pessoas chorarem e lamentarem a morte de alguém muito querido para eles fez-me mergulhar em pensamentos profundos sobre a vida, especificamente sobre como lidar com tragédias.

Ontem em meu posto de trabalho recebi um senhor que foi baleado duas vezes por meliantes a saída de um Banco. Médicos e enfermeiros apressaram-se para tentar salva-lo, porém, sem sucesso. Enquanto a família chorava do lado de fora, eu reflectia mais uma vez em como lidar com a dor de perder alguém na morte e extensivamente, sobre como lidar com qualquer tipo de dor quando uma tragédia inesperada nos enlaça.

Pensando nisso, reuni aqui 5 formas de lidar com a dor de uma tragédia que se abate sobre nós...

#1 - Não seja negligente


A vida é uma correria e, num instante, tragédias podem acontecer. Achar que nada de mal acontecerá consigo é o mesmo que correr sobre uma pista de patinagem descalço confiante que não vai cair - algo impossível de acontecer. Sendo assim não seria melhor prevenir-se de antemão de tragédias que podem acontecer? Na verdade, muitas das tragédias que passamos na vida poderiam ter sido evitadas se as pessoas simplesmente se precavessem e evitassem passar por alguma rua perigosa, dirigir bêbado ou pedir escolta policial antes de levantar somas de dinheiro avultadas no banco. Se você sabe que uma situação pode ser perigosa e ainda assim insiste nisso, você é responsável pelo que lhe acontecer. Então, se uma certa rua é perigosa a noite, NÃO passe por essa rua. Se você bebeu demais NÃO conduza. Se você sabe que vai levantar dinheiro NÃO vá sozinho. Não estou dizendo que você deve viver ansioso preocupando-se a cada minuto se algo de mal lhe vai acontecer. Mas Lembre-se: A prevenção é a melhor protecção...

#2 - Aceite a realidade


As vezes, por mais que tentemos nos precaver de uma tragédia, ela simplesmente acontece. Isso não é de admirar, pois a Bíblia já dizia a muito tempo que 'o tempo e o imprevisto ocorrem a todos'. Quantos perdem casas e bens valiosos por desastres naturais, quantas mulheres são estupradas diariamente até por familiares próximos e quantos perdem a vida em acidentes de carro ou doença devido a essa verdade imutável? Portanto, a verdadeira questão não é "Será que um desastre vai acontecer comigo?" e sim "O que fazer quando esse desastre acontecer comigo?". Aceitar que não foi culpa sua e que vivemos num mundo em que desastres são algo inalterável lhe vai ajudar a lidar melhor com o que quer que lhe aconteça...

#3 - Peça Ajuda


Pronto! O desastre aconteceu. E agora? Dependendo do nível da tragédia que lhe ocorreu você vai ficar indiferente, cheio de raiva, mergulhado em tristeza ou talvez sentir um turbilhão de emoções negativas. Muitos sentem medo de pedir ajuda nessas situações por achar que mostrarão vulnerabilidade e fraqueza. Mas isso é fatal e traz uma série de problemas em sua vida. Todos nós somos vulneráveis. Todos nós passamos por problemas e tragédias. Por isso, não há problema nenhum em buscar ajuda emocional para lidar com qualquer tipo de tragédia. Se isso acontecer com você lembre-se que não precisa lidar com isso sozinho. Você tem amigos, familiares e outras pessoas que se importam com você e querem ajuda-lo. Não se isole totalmente das pessoas, por mais que isso seja tentador. Fale com alguém em quem você confia sobre os seus sentimentos. Hah! E antes de mais, fale com Jeová Deus sobre seus sentimentos. Ele é a pessoa que melhor entende seus sentimentos e providenciará o consolo que precisa para passar por essa situação difícil.

#4 - Cuide de si mesmo


Quando você passa por uma injustiça, geralmente fica tão triste e melancólico que não quer fazer nada, nem cuidar de si mesmo. Mas é nessa altura que você mais precisa cuidar de si mesmo e você pode fazer isso de 3 formas:

- Cuide de sua saúde física: Especialistas comprovam que a melhor forma de lidar com a depressão, ansiedade e outros distúrbios mentais é fazendo exercícios. Isso acontece por que nossa saúde mental é directamente proporcional a nossa saúde física. Ou seja, quanto mais você cuidar bem de sua saúde, melhor será a sua saúde mental. Portanto, cuide de seu corpo por fazer exercícios diariamente, cuidar de sua alimentação e durma o suficiente. Isso fortalecerá a sua mente.

- Cuide de sua saúde emocional: Expressar-se emocionalmente também é uma boa forma de lidar com tragédias, pois ajuda-o a organizar os seus sentimentos. No meu caso, eu prefiro desenhar por que isso funciona melhor comigo, mas você pode ter um diário em que escreve sobre seus sentimentos diariamente, cantar, desenhar, pintar, tocar um instrumento musical, enfim. Descubra qual a forma de expressão emocional que melhor funciona consigo, faça isso diariamente e você se sentirá cada vez mais leve emocionalmente.

- Cuide de sua rotina espiritual: Como já foi dito anteriormente, quando passamos por tragédias simplesmente não queremos fazer nada. Não queremos mais orar, ler a Bíblia, fazer o nosso estudo pessoal, participar no ministério de campo ou ir as reuniões. Mas pense comigo: Imagine que você tem um carro. Será que deixar o carro parado por anos acumulando pó o faria funcionar melhor? Muito pelo contrário. A ferrugem e o pó acumulado com o tempo vai danificar cada vez mais o carro. A melhor forma de manter um carro em forma e funcional é por usa-lo e cuidar dele frequentemente. Da mesma forma, se queremos cuidar bem de nossa saúde mental e emocional não há melhor forma que manter uma rotina espiritualmente saudável. Aliás, é essa rotina espiritual que vai nos ajudar a entender que Jeová sente a nossa dor e a confiar que no tempo certo Ele cumprirá com suas maravilhosas promessas para o futuro. Que tal escolher assuntos espirituais que falam da esperança da ressurreição, de como lidar com a dor ou algum outro assunto específico? Vá ao site JW.ORG e procure por assuntos que tenham a ver com a sua situação...


#5 - Divirta-se


É isso mesmo. Divirta-se. Não tenha receio de sair um pouco para passear, viajar, festejar com amigos ou dedicar-se a algo que você gosta. Na verdade, isso vai ajuda-lo a perceber que o que quer que lhe aconteceu já não tem nenhum poder sobre você e que é você que agora está em controle de sua vida. Vai ajuda-lo também a entender que tal tragédia não lhe impede de ser feliz e que pode sim manter uma rotina saudável, inusitada e feliz. Então, faça algo diferente e que goste muito, mesmo que seja por pouco tempo e dessa forma vai poder lidar melhor com a dor.

Entretanto, você tem outras dicas para lidar com injustiças? Comente abaixo e diga também o que achou destes conselhos e como o ajudou. Não esqueça de partilhar esse artigo e até uma próxima...



Enviar um comentário

3 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement