Rápido! Diga pelo menos 3 coisas que gostas em ti mesmo e 3 que não gostas... Foi fácil? Talvez tenha sido fácil pra ti mas para outros talvez tenha sido muito difícil. Alguns não conseguem logo de cara dizer sequer uma qualidade deles. Isso é perigoso pois é um indício de que você talvez não se conheça assim tão bem...
"Mas por que devo preocupar-me em conhecer-me bem Oseias?"
Quando não nos conhecemos bem, não conseguimos distinguir o que é bom e o que não é bom para nós mesmos. Corremos até o risco de aceitar qualquer coisa ou algo que seria altamente prejudicial em nossa vida simplesmente por que não nos conhecemos bem.
#1 - Conheça suas qualidades
Todos nós, até a pessoa aparentemente mais má do mundo, tem pelo menos uma boa qualidade ou ponto forte. Tenho a certeza que você também tem muitas qualidades atraentes que as pessoas lhe falaram e disseram que gostam muito em si. Talvez seja algum aspecto físico, qualidade interna, habilidade ou outro atributo que lhe traz muita satisfação.
Talvez você seja alguém muito calmo e sereno. Talvez você seja alguém muito bondoso que se preocupa sinceramente com as pessoas. Talvez alguém lhe disse que gosta muito do seu jeito de ser carismático e alegre. Talvez alguém lhe disse que aprecia muito o fato de ser muito bom com computadores ou tablets.
Não importa qual sejam suas qualidades, é importante conhece-las para tirar o maior partido delas. Isso aumentará sua auto-estima e o fará ver que tipo de emprego, amizades ou situações de vida mais combinam com aquilo que você já tem de melhor.
Que tal pedir para alguém próximo lhe dizer suas qualidades, habilidades ou algo que ele gosta muito em si? Tenho a certeza que ficará surpreendido de descobrir até novas qualidades que talvez nem sabia que tinha. Isso o fará querer aprimora-las ainda mais.
#2 - Conheça seus defeitos
Tão importante quanto conhecer seus pontos positivos é conhecer também seus pontos negativos. Isso por que uma pessoa de alto-valor como expliquei no meu artigo Aumente Seu Valor Social sabe que tem pontos negativos que precisa melhorar.
Talvez você seja alguém muito teimoso, briguento ou egoísta. Talvez alguém próximo tenha lhe dito que você tem dificuldades em controlar o que fala. Ou que você têm mau perder ou fala demais quando está com as pessoas. Não importa, o que importa é que devemos procurar eliminar esses pontos negativos que temos para melhorar a convivência com outras pessoas. Não seria sentato fechar os olhos a isso e concentrar-se apenas em seus pontos fortes
Conhecer seus pontos negativos também lhe ajudará a escolher melhor suas amizades. Isso por que certo estudo científico já comprovou que nós somos a média das 5 pessoas com quem mais nos associamos. Quer dizer que se você for alguém que se irrita com facilidade, não seria sensato ter amizade com pessoas que têm o mesmo defeito. Seria mais sensato associar-se com alguém que seja mais calmo que você. Dessa forma a convivência com ele pode ajuda-lo a melhorar esse aspecto negativo.
Então, vemos que quando conhecemos nossos pontos negativos conseguimos traçar um plano para ameniza-los, ao passo que aprimoramos nossos pontos fortes. Isso nos torna cada vez mais pessoas melhores...
#3 - Conheça seu tipo de apego emocional
O apego emocional é o nível de proximidade e aconchego que um indivíduo mantem com algo ou alguém que seja importante para ela. Ela existe em qualquer tipo de relacionamento mais é muito mais evidente em relacionamentos amorosos.Dependendo da forma como a criança se relaciona com os pais ou com a pessoa que cuida dela, ela pode desenvolver um dos quatro tipos de apego emocionais listados abaixo e isso até a idade adulta. O problema é que nem sempre o apego desenvolvido é saudável. Às vezes, ele resulta em sofrimento e, quando isso acontece, é preciso mudar.
- Apego Evitante: Tendem a ser emocionalmente indisponíveis ou indiferentes a relacionamentos na maior parte do tempo. Sentem que não precisam de relações sociais mais íntimas e se recusam a aprofundar vínculos. Geralmente é resultante de interações com seus cuidadores na infância que muitas vezes as tratavam com indiferença e infelizmente levam isso em seus relacionamentos também. Esse é o tipo de apego emocional mais difícil de mudar.
- Apego Ansioso: Nesse tipo de apego há uma busca por um grande nível de intimidade. Quando não recebem isso tornam-se muito inseguros no relacionamento, afetando até sua auto-estima. Muitas vezes preocupam-se demais com o que seu parceiro pensa deles e sentem medo de que serão abandonados por algum defeito da parte deles. Isso faz com que tenham uma necessidade exagerada de proximidade, o que por sua vez assusta as pessoas.
- Apego Desorganizado: Nesse tipo de apego emocional embora a pessoa tenha vontade de estabelecer laços profundos com outra, ela tem dificuldade. Geralmente essas pessoas acham que as intenções do outro não são boas. Esse tipo de pessoas temem que se abrirem emocionalmente podem ser rejeitadas ou acontecer algo que acabe com o relacionamento e por esse medo de perda, dificultam a proximidade em relacionamentos.
É importante conhecer bem qual o seu tipo de apego emocional a fim de se relacionar com alguém cujo apego emocional seja compatível com o seu. Por exemplo, pessoas do tipo ansioso terão grandes dificuldades em ter relacionamentos saudaveis com pessoas do tipo evitante ou desorganizado por que será sempre um perseguindo ou dando mais de si no relacionamento que o outro e isso leva a um relacionamento totalmente desequilibrado. Se você for do tipo ansioso terá relaciomanentos mais saudáveis com as pessoas do tipo seguro.
"Está bem Oseias, mas como faço pra me conhecer melhor?" Faça uma planilha com duas colunas: uma com seus pontos fortes e outra com seus pontos fracos. Dessa forma poderá avaliar bem onde precisa melhorar e o que eliminar para ser um ser humano menos mau a cada dia. Hah e não vale só você escrever o que você acha que são suas qualidades e defeitos. Peça a alguém próximo de si que lhe conheça bem para lhe dizer isso.
E outra coisa! Responda nos comentários quais as suas 3 qualidades que já lhe disseram que são mais atraentes em sua personalidade...
0 Comentários