Ame a Si Mesmo Acima de Tudo


Se criássemos um ranking das expressões mais ouvidas actualmente, as frases "ame a si mesmo acima de tudo" e "você é o maior amor de sua vida" certamente estariam no topo de qualquer listagem.

Esse é um conselho muito difundido hoje em dia, tanto pela mídia quanto pelas pessoas em geral. Ideias como "não se importe com a opinião de outros", "quem te ama te aceita tal como és" ou "você deve estar em primeiro lugar na sua vida" têm sido divulgadas amplamente pela televisão, rádio, livros, redes sociais e outros meios de comunicação como sendo agradáveis. 

A divulgação constante e diversificada desta ideia bem como o fato de ela ser propagada por pessoas influentes, torna este conselho cada vez mais atraente aos olhos das pessoas. Afinal, quem iria importar-se mais com outros do que consigo mesmo?

Apesar da aceitação massiva desta ideia, os resultados que dela advém mostram que, na realidade, este é um conselho prejudicial. Na verdade, é o pior conselho que alguém poderia receber. Mas por que seria isso um mau conselho? Vejamos:

#1 - Amar a Si Mesmo Acima de Tudo Torna as Pessoas Egoístas



Conhece o ouriço? Esse animal tem as costas cobertas de espinhos, mas a barriga coberta de pelo. Quando o ouriço se enrola e forma uma bola, ele guarda a parte macia do seu corpo para si, mas deixa os espinhos à mostra para os outros.

Sabe quem mais é como o ouriço?  Pessoas que se amam mais do que tudo. Essas pessoas são como o ouriço por que, quando algo corre mal ou há uma situação que exige sacrifício da parte delas, elas se enrolam por assim dizer, guardando a melhor parte para elas e a pior parte para os outros.

Ou seja, elas nunca se sacrificam pelos outros e se importam apenas em satisfazer seus desejos e preocupações, a ponto de atropelar os sentimentos e o bem estar de outros. 

Por isso que vemos pessoas que de tão egoístas que são não oferecem seus assentos no autocarro para um idoso sentar, não dão lugar na fila do supermercado para alguém deficiente ou estão sempre dispostos a ferir outras pessoas fisica e emocionalmente por que amam-se tanto, mas tanto que só se importam em satisfazer seus desejos acima dos de outros.

É claro que a maioria de nós talvez não chegaria ao nível de fazer essas coisas más mencionadas no parágrafo anterior. Ainda assim podemos desenvolver um egoísmo que nos faça deixar de se importar com os sentimentos de outros e preocupar-se apenas com aquilo que pensamos ou queremos.

Por isso pergunte-se: Será que eu tenho a tendência de ser egoísta? Me importo mais em satisfazer meus próprios desejos e ponho aquilo que quero acima do desejo de outros? Será que nunca estou disposto a sacrificar meus desejos quando necessário para deixar outros felizes?

Se a sua resposta a essas perguntas for sim, talvez é por que você adotou o conceito mundano de amar a si mesmo mais do que tudo.

#2 - Amar a Si Mesmo Acima de Tudo Torna as Pessoas Orgulhosas

Geralmente, pessoas tornam-se orgulhosas quando recebem algum privilégio ou estatuto importante na vida. Entretanto, mesmo aquelas pessoas que aparentemente não têm estatuto nenhum ou acham que não estão em uma posição elevada, podem desenvolver orgulho se elas passarem a amar a si mesmas acima de tudo e de todos.

Alguns talvez justifiquem dizendo que, por receberem muitas críticas sobre sua aparência, jeito de ser ou algum outro aspecto inerente delas, preferem ser orgulhosas a fim de se sentirem protegidas desses ataques. É claro que queremos sentir-nos bem connosco e críticas geralmente não geram esse efeito.

Mas adotar o pensamento de que "você deve estar em primeiro lugar na sua vida" ou "não se importe com a opinião de outros" só vai torna-lo mais orgulhoso e achar que tudo e todos estão debaixo de si, uma característica reprovável. Com o tempo, as pessoas vão afastar-se de si por causa disso, pois você passará a ser mais exigente, mais crítico e mais egocêntrico.

Reconheça que não importa o quão bom você seja nalguma coisa ou quão elevada seja sua posição, sempre haverá alguém melhor do que você. E se você se sente mal por receber muitas críticas em relação a algum aspecto inerente seu, desenvolva mais auto-estima sem precisar ser arrogante e orgulhoso.

#3 - Amar a Si Mesmo Acima de Tudo Torna as Pessoas Preguiçosas

Quando se constitui um novo negócio, há apenas 3 resultados reservados para ele: ou o negócio cresce diariamente, ou fica acomodado trazendo sempre os mesmos resultados ou passa a regredir, o que com o tempo, acaba com o negócio. Se você fosse investir nalgum destes negócios, qual escolheria?

(A) O negócio estagnado, que sempre dá os mesmos resultados?
(B) O negócio em regressão, que só piora a cada dia que passa?
(C) O negócio em crescimento que multiplica seus resultados a cada dia?

Se escolher a opção (A) você estará investindo num negócio que não conseguirá se adaptar as mudanças constantes de um mercado competitivo, de modo que em pouco tempo se tornará obsoleto. A opção (B) é pior até, visto que você estará investindo num negócio que certamente está fadado ao fracasso. Logo, você certamente escolheria a opção (C), pois este negócio nunca ficará estagnado e vai conseguir se adaptar as mudanças do mercado rapidamente, produzindo sempre os melhores resultados.

As pessoas são como um negócio. Assim como você escolheria um negócio que nunca está estagnado e sempre produz resultados melhores, o mesmo acontece com as pessoas em geral. Seja no trabalho, na família, nas nossas amizades ou relacionamentos amorosos, nós queremos estar com aqueles que sempre buscam ser pessoas melhores, aprimorando suas aptidões, qualidades, comportamento, conhecimento e outros atributos. 

Infelizmente, pessoas que se amam acima de tudo tornam-se preguiçosas. Elas acham que todo o mundo deve ama-las como elas são e que não precisam melhorar nada por que "quem me ama me aceita tal como sou", pensam elas. O resultado? Em pouco tempo perdem o emprego, bons relacionamentos e outras grandes oportunidades na vida simplesmente por que preferem estar estagnadas ou piorar do que buscar a melhoria constante delas mesmas. 

Nunca se ame tanto até chegar a esse ponto prejudicial. Reconheça que existem traços nossos realmente tóxicos e destrutivos que outros não têm a obrigação de aceitar só por que nos amam. Reajustarmo-nos e reconhecer os aspectos que devemos melhorar para tornar a convivência com outros mais tolerável é em si um acto de amor, pois evita que as pessoas que amamos sofram de desgaste emocional por suportar demais.


#4 - Amar a Si Mesmo Acima de Tudo Torna as Pessoas Teimosas

Essa é outra consequência de amar-se a si mesmo mais do que outros. Muitas pessoas não encaram conselhos e críticas de forma positiva. E isso se deve ao fato de se acharem tão superiores aos outros que não devem nada a ninguém, e por isso, ninguém tem o direito de lhes dizer alguma coisa quando estão erradas.

Por isso que muitos, quando são aconselhados ou criticados de forma construtiva, preferem adotar uma das 3 posições seguintes:

- Justificar seu erro mesmo quando está claro que ela errou;
- Culpar outros pelo sucedido;
- Encontrar erros na pessoa que dá o conselho.

Mas a verdade nua e crua é que infelizmente somos imperfeitos. Por isso, em algum momento vamos precisar de conselhos na nossa vida, e alguns deles bem duros. O melhor a fazer é aceitar esse facto, e quando for aconselhado, aceite isso de forma positiva, reconheça seus erros e esteja decidido a nunca mais repeti-los, ao invés de achar que sempre está certo e teimar em cometer sempre os mesmos erros. 

Nunca se ame demais a ponto de chegar a isso.


"Mas Oseias, significa isso que não posso amar a mim mesmo?" Muito pelo contrário. A Bíblia diz que é apropriado, e até necessário, ter uma medida razoável de amor-próprio. Esse tipo de amor inclui cuidar de si mesmo, respeitar-se e reconhecer o seu valor. (Mateus 10:31) Mas a Bíblia diz que devemos colocar o amor-próprio no devido lugar e não pensarmos só em nós mesmos. Caso contrário, corremos o risco de nos tornarmos pessoas egoístas, orgulhosas, preguiçosas e teimosas.

Antes, procure sempre que possível, dar prioridade aos sentimentos de outros, pois mais tarde ou mais cedo, você também vai precisar que outros façam o mesmo por você. Se você for apenas conhecido como alguém insensível que só ama a si mesmo, e que não liga nem um pouco para os sentimentos de outros, será muito mais difícil ter essa reciprocidade.

Para isso, deixo aqui este link de um artigo que fala exatamente desse assunto.

Que outras consequências acha que advêm de amar-nos só a nós mesmos? Deixe seu comentário abaixo...

Leia este artigo em inglês clicando aqui.

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Acho que esse é o teu best article i've ever read.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom,os meus parabens,continuei e acredito que o teu blog de auto-ajuda vai ajudar a mudar atitudes ou comportamentos de pessoas humildes como me tem ajudado.Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Artigo fixe. Verdade que devemos amar_nos mas amar_nos acima de tudo é um grave erro...até porque a bíblia ensina_nos a procurar os interesses dos outros também. Filipenses 2:4.

    ResponderEliminar

Ad Code

Responsive Advertisement