Você se considera alguém extrovertido ou introvertido? Você gosta de fazer amigos, ter bons relacionamentos familiares e dar-se bem com seus colegas de trabalho?
Mesmo que você se considere tímido demais, certamente tem algum relacionamento que preza muito como uma amizade, um cônjuge amoroso ou um colega de trabalho engraçado.
Escrevo isso por que o ser humano é um ser social. Nós gostamos de ter companhia de outros, ter bons amigos e queremos ter relacionamentos saudáveis, quer seja um relacionamento familiar, um relacionamento amoroso, um relacionamento de amizade ou um relacionamento profissional. Todos queremos que esses diferentes tipos de relacionamentos sejam prazerosos e aconchegantes.
Entretanto, alguns relacionamentos simplesmente não dão certo. Isso é de esperar por que apesar de sermos seres sociais, somos ao mesmo tempo bem diferentes uns dos outros, o que faz com que estejamos mais ligados a pessoas que gostam das mesmas coisas que nós, ao passo que nos afastamos das pessoas que são bem diferentes de nós. Isso é normal e você não precisa se sentir mal se um relacionamento seu não der certo por causa de alguma diferença de gostos pessoais.
Por outro lado, se a maioria de seus relacionamentos são cheios de problemas e terminam muito rápido, pode ser que você os está prejudicando de alguma forma. Se você for alguém de personalidade agradável, as pessoas farão um esforço para passar um tempo consigo. Mas, se no geral as pessoas não querem passar tempo consigo ou fazem um esforço para ficar o mais longe possível de si, isso é um sinal de que provavelmente você tem alguns comportamentos tóxicos que estão prejudicando os seus relacionamentos.
Para ajudá-lo a melhorar seus relacionamentos, listo aqui pelo menos 10 comportamentos tóxicos que você deve evitar em qualquer relacionamento para torná-los mais saudáveis e duradouros...
#1 Você é um crítico exigente
Isso até pode parecer algo insignificante para pessoas rígidas e exigentes. Talvez pense: "Eu até posso ser muito crítico, mas só quero o melhor para meus amigos. Por isso sou muito exigente!"
Mesmo que tenha boas intenções, ser crítico demais é extremamente prejudicial para relacionamentos.
Ninguém, mas ninguém mesmo gosta de alguém que seja crítico demais, isso por que pessoas críticas demais não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas. Elas criticam todas atitudes com rigorosidade e preferem exaltar mais os erros da pessoa do que suas qualidades.
Sempre que julgamos outras pessoas estamos a dizer que somos melhores que eles, e ninguém gosta de se sentir inferior a outra pessoa. As pessoas precisam da liberdade de fazer as escolhas que quiserem sem serem constantemente julgadas ou criticadas por cada pequena acção que tomarem.
Cometer erros é como todos crescemos e mudamos. Ninguém vai lidar com algo perfeitamente. Então, não seja assim tão duro com as pessoas a ponto de ressaltar cada erro que elas cometem. Aprenda a ser mais tolerante e paciente.
Se você está num relacionamento em que você só vê o lado negativo dos outros e critica cada acção ou decisão que elas tomam, lamento muito mas, no geral, você é alguém que ninguém quer estar perto...
#2 Você não respeita a privacidade de outros
É normal querermos gozar de alguma intimidade quando somos realmente bem próximos de nossos amigos, familiares ou cônjuges, contanto que eles permitam.
Ainda assim existem limites nos relacionamentos que você não deve ultrapassar em respeito a privacidade de outros.
Por exemplo, no caso de relacionamentos familiares, apesar de você ser muito próximo de seu irmão, nada lhe dá o direito de simplesmente entrar em seu quarto e pegar qualquer coisa dele sem lhe pedir.
No caso de relacionamentos românticos, você não precisa estar sempre a espiar o telefone de seu parceiro sempre que ele está ausente ou tentar descobrir a senha do computador deles.
E o facto de você ser o melhor amigo de alguém não lhe dá o direito de navegar pela biblioteca de fotos do telefone dele, ler suas mensagens sem ele deixar ou exigir que ele diga qual a senha do telefone como sinal de confiança da parte dele.
A confiança não é obtida através do acesso completo a todos os itens pessoais de uma pessoa, e você também não pode exigir esse acesso violando a privacidade deles. Você ou confia ou não confia em seu parceiro, amigo ou familiar, e, se confia, mostra isso respeitando a privacidade deles.
Então não vá pensar que por ter uma certa intimidade com alguém você pode saber de todas as informações relacionadas a essa pessoa, invadir seu telefone sem pedir ou exigir a senha de Whatsapp deles.
Se fizer isso é bem provável que aos poucos a pessoa vai se afastar cada vez mais de você.
#3 Você é um controlador egoísta
Você exige que outras pessoas façam exactamente o que você quer? Quando está com seus amigos você só quer falar de você? Se alguém discordar de si, você acha que só você tem razão? Então lamento mas você é alguém controlador.
Pessoas controladoras tentam intencionalmente ter poder sobre outra pessoa. Se for sair com os amigos só quer fazer o que ele quer; se for conversar com alguém só quer conversar sobre os assuntos que ele prefere, e se for namorar ou casar tudo no relacionamento tem de ser feito da forma que ele exigir e ponto final.
O erro nesse tipo de atitude é que você não deixa as outras pessoas serem quem são e ninguém quer ser mudado. Você não dá oportunidade aos outros de sequer se expressarem como indivíduos e com o tempo vai fazer as pessoas se afastarem de si.
Se você não gosta de um certo comportamento de alguém e você acha isso intolerável, melhor você nem sequer iniciar um relacionamento com essa pessoa ou ao menos limitar bastante o seu relacionamento com ela, e isso é ainda mais importante se for um relacionamento amoroso.
Digo isso por que ninguém gosta de sentir-se controlado por outra pessoa. Portanto, não entre em um relacionamento achegado pensando que essa pessoa vai mudar por que você exigiu.
Imagine o seguinte: é muito difícil você mudar a si mesmo, ainda que seja uma atitude altamente prejudicial. E muitos infelizmente nem mesmo mudam por Jeová Deus. Então se alguém não consegue mudar por ele mesmo ou por Jeová, acha que você será capaz de muda-la? É claro que não.
Então se você quer ter um relacionamento saudável com alguém deixa de ser controlador tentando fazer com que a pessoa ceda a todos os seus desejos. É bem provável que ao invéz dela mudar você vai é causar o efeito contrário e afastar a pessoa de si. Então, não seja controlador.
#4 Você não se desculpa
Pedir perdão é uma maneira incrível de ficar vulnerável com outra pessoa. Você está admitindo que não era perfeito na frente de outra pessoa, o que pode ser assustador, mas é importante para construir e promover relacionamentos íntimos. Na realidade, pedir perdão até fortalece relacionamentos.
Se você optar por nunca se desculpar, mesmo quando é óbvio que você foi culpado, não haverá chances de você construir um relacionamento íntimo.
Pergunte-se: Quando foi a última vez que pedi desculpas pelo meu comportamento inadequado? Se você respondeu mais de uma senana, então precisa treinar mais sua humildade.
Isso por que nós cometemos erros todos os dias, muitas vezes sem nos apercebermos. Então, temos ainda mais motivos para pedirmos desculpa todos os dias quando nós realmente erramos.
Você pode não perceber isso mas se as palavras "me desculpe" não passam pelos seus lábios e, em vez disso, você continua inventando desculpas pra justificar seu erro, então você não é uma pessoa que a maioria das pessoas gostaria de estar perto.
#5 Você se faz de vítima
Imagine essa situação: Você está com seus amigos e cada um fala de como foi incrível o final de semana deles. Daí quando você responde, você fala do seu gato que morreu atropelado, do seu patrão no emprego que é muito chato ou da traição que sofreu a mais de 5 anos atrás. E isso se repete sempre que você se encontra com eles. Você acha que eles vão querer mais estar com você nas próximas saídas? É claro que não.
A vida é injusta, mas se você achar que é sempre a vítima, provavelmente é o seu pensamento, não a vida, que pode realmente ser o problema. Por exemplo, você pode dizer algo como: "Meu chefe simplesmente não me deixa em paz! Eu não entendo por que ele está sempre me chateando!"
Bem, qual é o problema? Seu chefe realmente está te importunando injustamente, ou ele está apenas a responsabilizá-lo por aparecer no trabalho na hora certa e você não gosta? Existe alguma parte dessa equação que você deve examinar?
Ninguém quer estar perto das pessoas que sempre se fazem de vítimas da própria vida. A vida é difícil o suficiente para que não precisamos ouvir constantemente sobre os problemas de outras pessoas. Então, se você sempre faz-se de vítima de sua situação de vida, só falando de seus fracassos e de coisas negativas, então você é alguém que ninguém quer estar perto...
E ai? O que achou dessas dicas de comportamentos tóxicos? Se esse artigo tiver pelo menos 5 comentários vou publicar os outros 5 comportamentos tóxicos que você deve evitar num relacionamento. Então bora lá atingir 5 comentários...
7 Comentários
Interessante continua sempre a publicar essas coisas motivacionais.
ResponderEliminarMuito Obrigado. Que tipo de conteúdo gostaria de ver numa próxima?
EliminarVery good.
ResponderEliminarO ponto 2 é rijo. Muitos tendem a confundir as coisas.
ResponderEliminarYah! Mostra-lhe esse artigo pra ele(a) saber...
EliminarBoas dicas mano, sempre precisamos ser pessoas melhores👍
ResponderEliminarMuito proveitoso
ResponderEliminar