É Errado Ser Introvertido? Mitos e Factos sobre a Introversão

Shy girl looking away from camera

Imagine que você está em uma festa cheia de gente, talvez um casamento. Todos parecem estar a divertir-se e a conversar e de repente você é apresentado a muita gente e todos querem falar e dançar consigo. Como se sentiria? 

Se você for extrovertido provavelmente estará calmo e animado por estar com tantas pessoas e pronto para começar uma conversa ou interação social. Mas se você for introvertido provavelmente será uma experiência desconfortante, talvez sentindo o estômago as voltas e muita ansiedade para sequer dizer uma palavra e conectar-se com as pessoas.

Isso é normal acontecer para um introvertido visto que, diferente dos extrovertidos, introvertidos tendem a se sentirem sobrecarregados em ocasiões sociais com muita gente e preferem estar sozinhos lendo um livro, assistindo um filme ou fazendo alguma actividade que gostem muito.

Só que as pessoas em geral encaram essa faceta dos introvertidos como algo irritante e faz elas pensar que a introversão é uma doença. Eu pessoalmente já perdi a conta das vezes em que as pessoas tentaram obrigar-me a ser mais extrovertido dizendo coisas como: "Por que você não fala muito?" ou "Tens que ser mais a vontade como o fulano" ou "Você passa muito tempo sozinho por quê?". Parecem-lhe familiares esses comentários?

Eu já estou bem habituado a isso, mas no seu caso talvez esses comentários o façam sentir-se mal, como se houvesse algo de errado consigo. Isso até nem é de admirar. Afinal, vivemos em uma sociedade que ama extrovertidos e alguns estudos até sugerem que há mais extrovertidos (50 a 70%) do que introvertidos (16% a 50%) no mundo.

Talvez você quando era criança não era tão introvertido assim. Eu pessoalmente era mais extrovertido quando criança mas, a medida que fui crescendo fui me identificando mais como um introvertido. 

Mas eu não diria que sou 100% introvertido. Eu me identifico mais como um ambivertido já que as vezes me sinto como se quisesse conversar e estar em ambientes sociais, mas ocasionalmente sinto como se quisesse simplesmente estar sozinho a ler, tocar piano ou fazer qualquer outra coisa que eu goste sem ligar muito as pessoas a minha volta.

No entanto, independente do que quer que lhe tenham dito, a introversão não é uma coisa má. Na realidade, a introversão até que lhe dá grandes vantagens e é isso que vou mostrar-lhe a posterior. Depois de ler este artigo você estará mais confiante e até abraçará o fato de ser introvertido...

Mas antes vejamos alguns mitos e factos que as pessoas erroneamente acreditam sobre a introversão.

#1 - A introversão é um distúrbio psicológico

Não. A introversão não é um distúrbio psicológico. Segundo o teste Indicador de Tipo de Personalidade Myers-Briggs (MBTI)a introversão é apenas um dos 16 tipos de personalidade compreendidas em 4 grupos principais: Analistas, Diplomatas, Sentinelas e Exploradores. 

Ao passo que extrovertidos são mais analistas e exploradores, introvertidos são mais sentinelas e diplomatas. Eu pessoalmente descobri que sou um Diplomata Mediador e que ao longo da história várias pessoas famosas e influentes são identificadas nesse grupo, como J. K. Rowling, Keanu Reeves, Vincent Van Gogh, William Shakespeare e muitos outros.

Por termos todos personalidades diferentes, estas características tornam o mundo único e diversificado, divertido de se viver. Já imaginou se todo o mundo fosse exactamente igual em termos de personalidade? Não seria nada divertido não acha?

Como disse anteriormente, as pessoas geralmente pensam que a introversão é uma doença por que a maioria das pessoas que conhecem (que são extrovertidos) tendem a conversar mais que os introvertidos e fazem mais conexões com as pessoas. Afinal, elas mesmas são extrovertidos.

Mas na realidade os introvertidos têm muitas vantagens em relação aos extrovertidos que veremos mais adiante.

Se você quer saber qual o seu tipo de personalidade, recomendo que faça o teste de personalidade do site 16personalities.com. Depois me conte o que descobriu...

#2 - Introvertidos são socialmente inaptos

Não. Introvertidos não são socialmente inaptos. É verdade que eles falam menos e alguns até preferem sair menos em ocasiões sociais comparados a extrovertidos ou  criar menos conexões com as pessoas. Mas isso se deve ao facto de, por serem introvertidos, preferirem escolher bem as suas conexões. 

Diferente dos extrovertidos, introvertidos não saem por aí conversando ou conhecendo qualquer pessoa em qualquer reunião social ou situação. Eles preferem passar algum tempo analisando cuidadosamente alguém antes de sequer criar uma conexão forte com essa pessoa.

Depois de passarem algum tempo observando a pessoa de interesse e terem certeza que são realmente boas pessoas, eles podem até não iniciar a interacção mas vão continuar a interacção assim que ela for estabelecida.

Introvertidos não necessariamente odeiam socializar com outros, eles apenas precisam de doses menores de socialização e de um tempo maior de conexão emocional com alguém antes de se abrirem para eles.

#3 - Introvertidos nunca têm assunto para conversar

Ou contraire my friend. Introvertidos na realidade têm muito assunto para conversar. Por passarem mais tempo sozinhos eles gastam a maior parte de seu tempo aumentando o seu repertório cognitivo lendo livros, melhorando suas habilidades ou aprendendo coisas novas.

Na realidade, por terem muitas coisas sobre o que conversar você terá mais chances de ter uma conversa significativa com um introvertido. E se você também se interessar pelo que eles têm a dizer podes até descobrir coisas novas que você nem pensava que gostava, aprender novas habilidades e desenvolver uma grande amizade como nunca antes.

#4 - Introvertidos e Extrovertidos nunca podem ter um bom relacionamento

De onde essa ideia sequer veio? É um completo absurdo. Extrovertidos e introvertidos podem sim dar-se muito bem quer seja uma relação de amizade, familiar, amorosa ou qualquer outra. Inclusive são um dos melhores tipos de relacionamento que você pode desenvolver. Isso por que extrovertidos e introvertidos completam-se em muitos aspectos para dizer de menos.

Eu pessoalmente tenho muitos amigos e amigas extrovertidos e sempre tivemos bons relacionamentos. Isso por que, por ser alguém meio-introvertido tenho a tendência de ser um bom ouvinte ao passo que meus amigos extrovertidos são bons falantes. O bom disso é que, diferente de extrovertidos, não me sinto facilmente sobrecarregado por ouvi-los por um longo período de tempo e eles podem falar-me sobre todas as suas preocupações a noite toda. Eles sentem-se bem por alguém lhes ouvir e eu me sinto bem por ter alguém com quem ter uma conversa profunda, então todos saem a ganhar.

Tome por exemplo o actor Keanu Reeves, um actor favorito de todos. Pra quem lhe conhece bem sabe que ele é introvertido e bem reservado quanto a sua vida pessoal. Mas a sua namorada Alexandra Grant é bem activa nas redes sociais e aparentemente extrovertida. Entretanto, é o novo relacionamento amoroso do actor. E aparenta ser um bom relacionamento.

Então se você pensa que extrovertidos e introvertidos não podem ter um bom relacionamento pense 7*77 vezes mais. Vai ver que uma coisa não tem nada haver com outra.

#5 - Introvertidos nunca fazem nada interessante

Mais uma vez por que é que as pessoas pensam isso? Até parece que quem sai toda hora, está sempre em festas e têm mais relacionamentos têm mais coisas interessantes a relatar. Claro, mais experiências geralmente tornam as pessoas mais interessantes, mas até os introvertidos têm as suas próprias experiências interessantes.

Eu pessoalmente não saio tanto quanto os meus amigos e prefiro planear melhor as minhas saídas. Mas quando estou em casa eu gosto de tocar piano, aprender uma terceira lingua estrangeira (Francês) e melhorar minhas outras habilidades.

Se você não achou o que eu faço interessante então recomendo que reveja o seu conceito de interessante. 

De qualquer forma, os introvertidos também têm sua quota de coisas interessantes por fazer. É só ter uma conversa profunda e minuciosa com um introvertido que você verá o quão interessante na realidade é a vida deles...



Resumindo e concluindo, ao passo que extrovertidos gostam de ser mais sociais e gostem muito de estímulos externos, introvertidos por outro lado recarregam suas baterias gastando tempo sozinhos. Eles estão ocupados com seus pensamentos, gostam de analisar o passado, gostam de planejar com antecedência e fazem o melhor possível sozinhos. 

Os introvertidos não precisam de tanta interação social quanto os extrovertidos já que muita interação social faz com que se sintam cansados. Eles preferem ter interações mais íntimas e relaxadas com as pessoas.

Mas tenha em mente que a Introversão não é uma doença. A introversão faz parte da sua identidade e não deve ser algo contra o qual você deve lutar. É algo que deves abraçar, algo que te dá muitos bons atributos na vida, como explicarei num próximo artigo.

Então você que é extrovertido aceite a introversão de outros e nunca tente mudar um introvertidoDevemos respeitar essas diferenças e a maneira como estamos conectados. Porque se não o fizermos, vamos contra a nossa natureza. E esta é uma receita para ficar estressado, convidando sentimentos de ansiedade e depressão em nossas vidas. 

E você que é introvertido abrace a sua introversão e mostre as pessoas este artigo para que elas tenham um conceito diferente dos introvertidos. Ao entender o que é introversão, podemos criar uma sociedade com introvertidos mais saudáveis. E introvertidos saudáveis ​​são um grande trunfo para uma sociedade equilibrada.

E aí? O que achou deste artigo? Sei que mencionei que iria escrever sobre as vantagens de ser introvertido, mas deixarei isso para um próximo artigo se esse artigo atingir pelo menos 10 comentários. Então se você quiser saber das vantagens de ser um introvertido partilhe este artigo com o maior número de pessoas possível, comente e eu postarei mais artigos interessantes sobre os introvertidos...

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. A diferença entre o extrovertido e o introvertido. Concordo plenamente, nós temos que aceitar as diferenças na sociedade.

    ResponderEliminar
  2. Introversão,
    Excelente artigo
    Me revi neste artigo

    ResponderEliminar
  3. Pude ver que sou Ambivertido, me revi muito neste artigo e aprendi bastante...

    ResponderEliminar

Ad Code

Responsive Advertisement