10 Comportamentos Tóxicos Que Você Deve Evitar Em Qualquer Relacionamento - Parte 2

Shy girl looking away from camera

Você se considera alguém extrovertido ou introvertido? Você gosta de fazer amigos, ter bons relacionamentos familiares e dar-se bem com seus colegas de trabalho?

Mesmo que você se considere tímido demais, certamente tem algum relacionamento que preza muito como uma amizade, um cônjuge amoroso ou um colega de trabalho engraçado.

Escrevo isso por que o ser humano é um ser social. Nós gostamos de ter companhia de outros, ter bons amigos e queremos ter relacionamentos saudáveis, quer seja um relacionamento familiar, um relacionamento amoroso, um relacionamento amigo ou um relacionamento profissional. Todos queremos que esses diferentes tipos de relacionamentos sejam prazerosos e aconchegantes. 

Entretanto, alguns relacionamentos simplesmente não dão certo. Isso é de esperar por que apesar de sermos seres sociais, somos ao mesmo tempo bem diferentes uns dos outros, o que faz com que estejamos mais ligados a pessoas que gostam das mesmas coisas que nós, ao passo que nos afastamos das pessoas que são bem diferentes de nós. Isso é normal e você não precisa se sentir mal se um relacionamento seu não der certo por causa de alguma diferença de gostos pessoais.

Por outro lado, se a maioria de seus relacionamentos são cheios de problemas e terminam muito rápido, pode ser que você os está prejudicando de alguma forma. Se você for alguém de personalidade agradável, as pessoas farão um esforço para passar um tempo consigo. Mas, se no geral as pessoas não querem passar tempo consigo ou fazem um esforço para ficar o mais longe possível de si, isso é um sinal de que provavelmente você tem alguns comportamentos tóxicos que estão prejudicando os seus relacionamentos.

Para ajudá-lo a melhorar seus relacionamentos já escrevi um artigo sobre 10 comportamentos tóxicos que você deve evitar em qualquer relacionamento para torná-los mais saudáveis e duradouros. Esta é a continuação desse artigo...

#1 - Você é fofoqueiro(a) e intrometido

Nem preciso dizer que este é um comportamento muito, mas muito prejudicial em relacionamentos. Por quê? Que mal há em dizer uma ou outra fofoca? 

Segundo o site Wikipedia.com a fofoca consiste não somente no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia mas também em divulgar fatos verídicos da vida de outras pessoas sem o consentimento das mesmas, independente da intenção de difamação ou de um simples comentário sem fins malignos. 

Ou seja, não importa se você falou sobre alguém de forma maldosa ou não, se você divulga informações confidenciais dessa pessoa a outros sem o consentimento dela ou informações inverídicas que mancham a reputação dela, isso é fofoca. Dependendo da gravidade da fofoca, pode até dar processo judicial.

As pessoas que contam fofocas geralmente não acham que o que estão a fazer é assim tão prejudicial até também fofocarem sobre elas. Lembra-se de uma ocasião em que falaram mal de si pelas costas, contando um segredo seu que você confiou a alguém ou outras mentiras que mancharam a sua reputação? Não foi nada agradável certo?

O pior é que a fofoca na realidade é uma faca de dois gumes, que fere tanto quem conta como aquele de quem se conta. Como assim? O que você diria de alguém que vem contar-lhe algum assunto confidencial sobre outros ou fala mal de outros pelas costas? Confiaria nessa pessoa? Não ficaria também desconfiado que ela fale mal de si a outros? Aceitaria ser amigo dessa pessoa ou conversar com ela sobre assuntos seus confidenciais? É claro que não! Você automaticamente pensaria nessa pessoa como sendo intrometida, insensata e não confiável.

Então, antes de contar algo sobre alguém pergunte-se: Será que o que eu tenho a dizer é realmente verdade? Como ficará a reputação da outra pessoa depois disso? Será que vou ficar com fama de fofoqueiro(a)?

Portanto não seja fofoqueiro. Caso contrário, você será visto como alguém intrometido e não confiável e aos poucos as pessoas vão afastar-se de você.

#2 - Você é Orgulhoso e Gabarolas

Você é muito bom nalguma coisa? Talvez você seja alguém muito bonito ou bonita (como eu né 😎😎😎). Talvez você seja um excelente jogador de futebol ou alguém muito inteligente. Independente de sua habilidade, sabe bem ser elogiado por isso né?! 😊😊😊

Eu me sinto muito bem quando alguém me elogia em algo que sou bom ou por algo que fiz. Faz-me sentir especial e importante para as pessoas sabe?! Mas se eu não tomar cuidado, o desejo de ser sempre elogiado ou aclamado pelos outros pode me fazer desenvolver um tipo errado de orgulho que atrapalha qualquer relacionamento. Esse tipo de orgulho é quando alguém pensa demais de si mesmo ou acha que é melhor do que outros, passando a gabar-se das suas realizações quando está com outros.

Eu conheço pessoas que não podem fazer uma pequena coisa boa ou ser bom nalguma coisa sem sair por aí pra falar com outros sobre o que fizeram de bom ou exibir-se para os outros. Inclusive eu tive um colega de trabalho que não bastava ser elogiado, tinha de falar de todas as suas realizações, de como era bom nisso, de como era bom naquilo, bla, bla, bla... A princípio não achava grande coisa mas com o tempo foi me irritando.

Pior até é quando você não só se gaba de suas realizações mas diminui outros ao fazê-lo, dizendo coisas como “Ah! Ah! Ah! Eu sou melhor do que você” ou "Viste como se faz seu burro?". Comentários desse tipo ferem muito o emocional de uma pessoa e as faz sentir desanimadas. Nem é preciso dizer que pessoas com esse tipo de atitude são sempre evitadas por outros.

Você talvez diga: "Mas eu não digo nada disso Oseias!". Bem até pode ser verdade que você não fale, mas como você age? Será que por ser bonito ou bonita você evita associar-se com certas pessoas que não estão no seu nível? Será que você trata de modo diferente as pessoas que estão abaixo de si?

Então mantenha as suas conquistas apenas para si e mesmo quando falar dela a outros, não fale num tom que demonstre que está a gabar-se ou que é melhor do que outros. Reconheça que embora você é bom nalguma coisa, outros são melhores que você em outra. Assim manterá seus relacionamentos.

#3 - Você não aceita conselhos

Sabe o que pessoas orgulhosas, críticas e exigentes demais têm em comum? Isso mesmo, elas não aceitam conselhos de ninguém. Preferem adotar a fantasia de considerar-se o Sr(a) Perfeito(a) que sempre faz tudo certinho e que nunca faz nada errado.

Pessoas assim não encaram conselhos e críticas de forma positiva e sempre adotam uma das 3 posições seguintes:

- Justificar seu erro mesmo quando está claro que errou;
- Culpar outros pelo seu erro;
- Encontrar erros na pessoa que dá o conselho.

Todas as atitudes acima são reprováveis. Eu tenho um amigo meu que quando é pra criticar outras pessoas ele é o primeiro a apontar o dedo pra dizer aspectos negativos dos outros. Mas quando é pra falar de aspectos negativos dele, ele sempre adota uma das atitudes que descrevi acima e isso torna a convivência com ele muito complicada. Por que por um lado ele espera que as pessoas mudem suas características negativas mas ele mesmo não está disposto a ouvir conselho nenhum pra mudar as dele.

Pessoas assim são difíceis de lidar por que mesmo que reconheçam que o conselho é para elas, preferem adotar uma mentalidade míope que eu falei no meu artigo Ame a Si Mesmo Acima de Tudo de que as pessoas devem ama-los como eles são e não devem mudar. E se você tentar dar um conselho amoroso as coisas podem facilmente escalar para uma discussão acalorada.

Mas a verdade nua e crua é que infelizmente somos imperfeitos. Por isso, em algum momento vamos precisar de conselhos na nossa vida, e alguns deles bem duros. O melhor a fazer é aceitar esse facto, e quando for aconselhado, aceite isso de forma positiva, reconheça seus erros e esteja decidido a nunca mais repeti-los, ao invés de achar que sempre está certo e teimar em cometer sempre os mesmos erros.

Se você for alguém que nunca aceita conselhos e prefere continuar com atitudes evidentemente prejudiciais mais cedo ou mais tarde vai afastar as pessoas de você.

#4 - Você é Interesseiro

Imagine que você tenha um amigo que está sempre consigo, principalmente nos melhores momentos. Quando você sai pra bodar, ele está lá. Quando você sai pra comprar coisas, ele está lá. Está sempre em sua casa pra jogar playstation. Bom amigo não é mesmo?

Agora imagine que esse mesmo amigo nunca está consigo nos seus piores momentos. Quando seu pai morreu não estava lá. Quando você perdeu todo o seu dinheiro nunca mais lhe procurou. E quando sua playstation estragou nunca mais foi a sua casa lhe visitar. Você ainda o consideraria um bom amigo? É bem provável que não e talvez você o chamasse de interesseiro. E com razão.

Pessoas interesseiras nunca levam em consideração as necessidades e os sentimentos do outro e nem se importam de verdade com as pessoas. São pessoas aproveitadoras que só querem estar consigo por causa do que você tem e nunca por causa do que você é. Pior, quando você está em uma fase difícil da vida, elas simplesmente desaparecem sem dar nenhuma satisfação. Isso já lhe aconteceu alguma vez?

Não seja esse tipo de amigo. Assim como você não gostaria que alguém estivesse consigo pelo que você tem e sim pelo que você é, seja o tipo de amigo que se interessa genuinamente pelas pessoas, quer elas estejam numa fase boa quer numa fase difícil da vida. E isso é muito mais importante em relacionamentos amorosos.

Se você só estiver com alguém por interesse, mais tarde ou mais cedo essa pessoa provavelmente vai se afastar de você assim que perceber isso.

#5 - Você sempre mente

A mentira é uma das coisas que mais estragam relacionamentos, senão a pior de todas que já falei aqui. Inclusive é a mentira que infelizmente nos deixou na condição triste em que estamos agora, quando Satanás contou a primeira mentira. 

Muitos mentem talvez para esconderem algo de mau que fizeram, pra melhorar a imagem que têm ou pra aproveitar-se de outros. Mas não importa o motivo, a mentira nunca é justificável em um relacionamento de confiança.

Uma mentira até pode parecer inofensiva, mas causa estragos enormes em qualquer relacionamento e uma amizade que prezamos muito pode ser fortemente arruinada pela mentira. É como um vaso valioso. Se você quebrar o vaso, pode até juntar os cacos e cola-los, mas o aspecto do vaso jamais será o mesmo. Sendo assim, ,mesmo que com o tempo conseguimos sanar o dano, o relacionamento pode nunca mais ser o mesmo se for arruinado por uma mentira.

Eu lembro que quando estava pra comprar meu primeiro piano há alguns anos, confiei em alguém achegado para compra-lo pra mim visto que não tinha tempo de compra-lo. Ele disse-me que o piano custava 15 Mil Kwanzas e dei-lhe esse dinheiro. Só que mais tarde descobri que afinal o piano custava apenas 5 Mil Kwanzas e que tinha me comprado um piano de muito baixa qualidade pra ficar com o resto do dinheiro. Consegue imaginar como me senti depois disso? Não preciso dizer que nunca mais confiei nele para fazer qualquer coisa que precisasse.

Então evite a mentira a todo o custo em qualquer um de seus relacionamentos. Seja sincero com as pessoas que ama e diga-lhes sempre a verdade quando necessário. Dessa forma você só vai fortalecer seus relacionamentos, pois mesmo que o que você diga lhes desagrade, eles ainda assim o verão como alguém de confiança e o respeitarão ainda mais.


E aí? O que achou deste artigo? Por favor, não deixe a minha página sem deixar um comentário e compartilhar este link com alguém, pois a sua ajuda contribui muito para me incentivar e aumentar a audiência do meu site. Até uma próxima...

Enviar um comentário

3 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement